Desde sempre, as meninas querem imitar suas mães: vestir roupas, passar maquiagem, ir ao salão e até pintar as unhas. Mas o uso de esmalte na infância divide opiniões entre o público, podendo trazer riscos para a saúde das crianças. Afinal, os esmaltes fazem mal à saúde das meninas?
O dermatologista Fabio Heidi Sakamoto, professor de Medicina da Faculdade Santa Marcelina, explica quais são os riscos e cuidados a serem tomados no uso de esmalte em crianças.
Muitas meninas pequenas têm o costume de colocar o dedo na boca, trazendo sujeiras e bactérias para o corpo. Segundo o especialista, não existe uma idade certa para começar o uso de esmalte, mas os pais devem orientar os filhos a não colocarem as mãos ou os dedos na boca.
Sakamoto afirma que os esmaltes possuem elementos químicos, que oferecem alguns riscos para as crianças, podendo causar intoxicação ou uma irritação na pele. “Como os esmaltes costumam ter corantes e solventes químicos, corre-se o risco de causarem intoxicação, mas o mais comum acaba sendo desenvolver uma dermatite de contato (vermelhidão, irritação na pele e coceira), além do risco de desenvolver uma alergia a esmalte, acarretando uma vida adulta sem poder utilizá-los”, explica.
Para que não haja contaminação, alergia ou qualquer malefício à criança, o médico indica esmaltes feitos à base de água e que sejam dermatologicamente testados e aprovados. “O ideal é que sejam esmaltes desenvolvidos para o público infantil, que geralmente são feitos à base de água”, finaliza.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp
Fonte: Mulher