As teias de conexões que norteiam as emoções humanas e a complexa relação entre o viver, o sentir e o sonhar compõem a narrativa de oito histórias ficcionais do livro “Emoções – A Grandeza Humana”, de autoria do escritor e promotor de Justiça Rinaldo Segundo. A publicação será uma das três obras lançadas durante a realização do XXV Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, nesta sexta-feira (6), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), no Centro Político e Administrativo (CPA), em Cuiabá.
Da editora Labrador, o livro de 144 páginas captura o leitor falando sobre as emoções do ser humano. Apesar de ser a primeira obra no gênero, esta não é a estreia de Rinaldo Segundo no mercado editorial. Ele também é autor dos livros “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Menos Desmatamento, Desperdício e Pobreza, Mais Preservação, Alimentos e Riqueza” (Juruá Editora) e “Sonhando com Harvard” (Editora Novo Século).
Rinaldo Segundo navega pelos dramas emocionais a obra aborda sentimentos como solidão, alegria, vergonha, esperança, medo, raiva, paixão e, por fim, felicidade, a qual todos almejamos.Com uma variedade de personagens cativantes, desfechos surpreendentes e uma trilha sonora marcante, o leitor é convidado a adentrar em uma jornada de autoconhecimento, em um octógono de emoções onde cada história é uma faceta da rica tapeçaria da vida humana.
“Quem não gosta de uma novela boa? Estamos no país das novelas, das telenovelas, como se diz. A personagem principal do conto da esperança é aficcionada por novelas, fanática. E a sua história vai sendo contada à medida em que os folhetins se desenvolvem, entre o fim dos anos 70 e os anos 90. E como uma novela boa a sua angústia é revelada só no fim. A política também gera angústia. A esperança aparece nesse conto em eventos políticos do nosso país, embora a personagem esteja mais preocupada com sua própria do que com os eventos políticos do país”, conta o autor, enfatizando que a esperança tem o poder de transformar momentos difíceis e trazer cores novas para nossa vida, mesmo nos tempos mais desafiadores.
Rinaldo Segundo atua, principalmente, na área de homicídios e crimes sexuais contra crianças e adolescentes, onde sente diariamente as emoções alheias refletidas em si. Formado em Economia e Direito, com mestrado em Desenvolvimento Sustentável (Harvard Law School).
Programação – O XXV Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, com transmissão em tempo real por meio da plataforma Microsoft Teams.
Com o tema “36 anos da Constituição Federal e os Desafios Institucionais do Ministério Público”, o evento é destinado a todos os integrantes da instituição e visa fortalecer ainda mais a atuação do MPMT, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes. A abertura está prevista para 19h desta quinta-feira (5).
O XXV Encontro Estadual do MPMT é realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por meio da Escola Institucional, com apoio da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso.
Fonte: Ministério Público MT – MT