É cada vez mais provável uma chapa majoritária com Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo estadual e Janaina Riva (MDB) ao Senado.
Essa aproximação política está sendo forçada pela federação a ser formada entre MDB e Republicanos, única alternativa do partido para não minguar e perder espaço a outras legendas que estão se juntando, como União com PP e PSDB com Podemos.
Pivetta decidiu que não mudará de sigla e que a disputa ao Palácio Paiaguás se tornou um caminho sem volta. Hoje vice, ele deve assumir o comando do Estado a partir de março. Ele não enfrenta problemas de relacionamento político com Janaina, deputada estadual de terceiro mandato que está em pré-campanha ao Senado.
O complicador, nesse caso, seria o governador Mauro Mendes (União), que também concorrerá ao Senado e não aceita a emedebista no mesmo palanque. Uma vez concretizada a federação MDB/REP, Mauro terá de optar entre entrar nesse bloco, lançar outro nome ao Governo e/ou se aliar ao PL, que tem Wellington Fagundes como pré-candidato ao governo.