Após três dias intensos de programação, a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MT) terminou nesta sexta-feira (24.10). O evento promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), reuniu centenas de pesquisadores, professores e alunos para debater, divulgar e promover a ciência e a tecnologia.
Ao todo, os pesquisadores foram premiados com R$400 mil, oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Nesta edição houve a grande estreia do prêmio Pesquisador Destaque, com o valor de R$40 mil para o primeiro lugar.
Realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, esta edição seguiu o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Toda a programação contou com diversas oficinas, palestras e stands de exposição de parceiros. Entre os assuntos abordados estavam: mulheres na ciência, preservação de biomas e avanço tecnológico avançado.
Na cerimônia de premiação, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou o aumento no valor dos prêmios. “Mato Grosso faz ciência em alto nível. E essa premiação do Governo do Estado é a prova que valoriza e reconhece financeiramente a ciência mato-grossense “, afirmou Allan.
XVII MECTI
Durante a 22ª SNCT, também foi realizada a 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). A exposição científica premiou alunos e professores com equipamentos eletrônicos e incentivos financeiros pelo período de 12 meses.
Parceiros também entregaram prêmios como “Destaque Agro” ou “Negócios do Futuro”. Professores e alunos receberam kits tecnológicos, bolsas de graduação, echo dots com Alexas entre outros prêmios.
Foram parceiros desta edição a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Águas Cuiabá, a Faculdade Multivix e a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC).
*Com supervisão de Beatriz Passos.
Fonte: Governo MT – MT






















