Câmara entrega Título de Cidadã para Sra. Petronilha, moradora de Terra Nova do Norte, pioneira que completou 100 anos

publicidade

 
Nesta semana os vereadores de Terra Nova do Norte fizeram a entrega de um Título de Cidadã para a Sra. Petronilha Rosa de Jesus, atendendo a um pedido apresentado pelo vereador Dudu.
 
Os familiares dela estiveram presentes na sessão que fez várias homenagens para esta pioneira que tem deixado muitas lições pela garra, determinação e exemplo de vida.
 
Foi lido durante a sessão um histórico da centenária que é moradora do interior do município de Terra Nova do Norte.
 
HISTÓRICO
 
E aqui está um pouco da história da árvore que essa raiz gerou.
Senhora Petronilha Rosa de Jesus, nasceu no dia 03/02/1923, na cidade de Macahúbas, estado da Bahia.
Senhora Petronilha, ficou órfã de pai aos 07 anos, sendo um dos motivos pelos quais migraram para a região de Marilia no estado de São Paulo.
 
Senhor José Domingo Lopes, natural de Campanha, estado de Minas Gerais, não teve uma infância diferente, ficando órfão de mãe aos 03 anos, e assim juntamente com a família vieram para a região de Marilia.
 
Com o destino já definido, o viúvo, senhor José Lopes da Silva casou-se com a jovem Aurelina que por coincidência era a segunda irmã mais velha da jovem Petronilha, porém o enlace matrimonial dos jovens José Lopes e Petronilha veio acontecer no dia 11/05/1941, na igreja matriz de Guaimbê, SP. e o civil no dia 23/02/1971, em Cristalina município de Caarapó, região de Dourados estado de Mato Grosso do Sul. Essa união durou 66 anos.
 
Desde o ano de 1999, sempre visitou nossa querida cidade de Terra Nova do Norte, precisamente Decima Agrovila, lugar
aconchegante, de pessoas hospitaleiras, que os receberam de corações aberto.
 
Seu filho João, residia na cidade e trabalha na empresa Maringá, o popular João Domingo, no início do ano de 1999, sua filha Izabel veio residir na Decima Agrovila e trabalhar na escola Ribeirão Bonito, no final do referido ano sua filha Maria
também veio residir na nesta comunidade na estrada Paulo Vicente próximo a comunidade Novo Progresso (Peru) e a sua filha Rosa em 2002 também veio a morar neste endereço e trabalhar no antigo postinho de saúde da comunidade Novo
Progresso.
 
Entre idas e vindas em visitas aos filhos, praticamente a partir de 2004, ficaram em definitivos na casa do seu genro João Biagi (filha maria/Bila), indo a Sinop para tratamento, ficando ali aos cuidados de seus filhos João Domingo que
agora reside em Sinop e de seu filho caçula Pedro Paulo.
 
No mês de novembro de 2007, o senhor José Lopes veio a falecer, a partir de então dona Petronilha não só residiu como frequentou as festas escolares e religiosa, fazendo-se presente em companhia de seus familiares.
 
A viagem é boa, mas ter para onde voltar é ainda melhor, isso ela nos passou com todo conhecimento e vivencia em sua trajetória de vida, sempre valorizando a família e as pessoas que se achegavam a nós, dizendo não interessa se é a família de sangue ou a que te acolheu na vida: ser de uma família é pertencer a algo maior, é saber que não está sozinho, é sentir-se amado, abraçado e acolhido.
 
Família é o porto seguro de qualquer pessoa, é a certeza de que você nunca
estará sozinha (o) nesse mundo Gratidão a todos que se empenharam para que este momento acontecesse.
 
Que DEUS abençoe a todos, com o que for necessário para que se cumpra o desejo do coração.
 
Os mesmos também fazem de nossa família.
Quando as raízes são profundas não há razão
para temer o vento.
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade